domingo, julho 27, 2003

EUA: UMA ECONOMIA COM PÉS DE BARRO

Para saber o montante da (colossal) dívida pública americana neste exacto instante clique aqui



recolhido em http://resistir.info/
a soberania nacional acabou, diz Ianni

Governo “sataniza” funcionalismo
para aprovar reformas, diz Ianni


Considerado um dos pais da moderna sociologia brasileira, o sociólogo e professor emérito da Unicamp Octavio Ianni mantém-se fiel a uma de suas principais características como intelectual: a franqueza. Mesmo quando ser franco signifique fazer duras críticas à esquerda, ala em que, como socialista convicto, sempre transitou e defendeu.
Numa análise contundente e até certo ponto apaixonada, Ianni não poupa nem mesmo o governo que ajudou a eleger em outubro passado, que, em sua opinião, estaria promovendo a “satanização” de algumas categorias, como a dos aposentados, funcionários públicos e professores universitários para conseguir a aprovação das reformas que propõe, sobretudo a da Previdência.

Como observador atento do globalismo e de seus reflexos no terceiro mundo, Ianni diz que o cenário verificado no Brasil é uma amostra da crise que a esquerda vive em escala mundial. “A menos que se faça uma análise objetiva sobre as forças sociais que estão atuando em escala nacional e transnacional, será impossível formular uma nova política de esquerda” afirma. “Caso contrário será uma política de nostalgia, sobre idéias que eram muito bonitas e válidas no passado, mas que já dançaram”. Leia a seguir os principais trechos da entrevista que o sociólogo concedeu ao Jornal da Unicamp.a
CLAYTON LEVY

Jornal da Unicamp – A esquerda brasileira está inquieta e parte dela se sente desconfortável com o momento político, como se estivesse sendo inculpada das desigualdades sociais. Como o senhor analisa esse quadro?

Octavio Ianni—Não há dúvida de que a sociedade brasileira está atravessada por injustiças sociais. E não há dúvida de que esse quadro de desigualdades deve ser superado aos poucos ou rapidamente. Há que reconhecer, especialmente se se trata de um presidente da República, essa realidade e lidar com ela de maneira objetiva. Em absoluto não cabe ao presidente satanizar categorias sociais sem enfrentar a preliminar de como encaminhar uma solução objetiva para os problemas da sociedade. Concretamente, a preliminar de todas as preliminares é como criar emprego para a grande maioria da população que se encontra subempregada ou simplesmente desempregada. É inegável que algumas corporações dispõem de vantagens escandalosas. Mas é importante reconhecer que os professores do sistema público de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus têm sido gravemente prejudicados pelas políticas governamentais desde a ditadura militar, continuando com os governos civis e com o governo atual, que se entregou gostosamente ao modelo neoliberal. Portanto, quando o presidente está dizendo o que disse, ele está simplesmente servindo ou recitando uma diretriz do consenso de Washington. E não está em absoluto revelando uma visão de estadista sobre os problemas nacionais. Aliás, ele não pode ser um estadista porque o governo atual não dispõe de um projeto nacional. Ao contrário, esse governo instalou-se para resolver topicamente, ao acaso das emergências, os problemas que vão surgindo.

JU—O que o senhor quer dizer com “satanizar”?

Ianni—Acho que tem de ser passada para o público uma visão de conjunto para não ficar nessa artimanha dos argumentos governamentais. Um governo que vem a partir de movimentos sociais está se dedicando muito apressadamente a satanizar a atividade intelectual na universidade pública. Portanto está contribuindo para favorecer a privatização e o economicismo no primeiro, segundo e terceiro graus, que é um item do ideário de Washington, ou mais concretamente uma exigência do Banco Mundial.

JU—Em sua opinião, quais seriam as conseqüências dessa postura para o ensino superior público?

Ianni—Os governos militares e os governos civis estão totalmente atrelados às diretrizes do Banco Mundial, que desde os anos 60 e 70 começou a estabelecer favores financeiros e tecnológicos mas, simultaneamente, passou a impor exigências. É o Banco Mundial que estabeleceu as exigências que estão sendo implementadas no ensino público, como o economicismo e a pesquisa e desenvolvimento. Desenvolvimento do quê? Da nação, do povo? Não, é do mercado, das corporações, da economia capitalista. O que os governos militares iniciaram os governos civis deram continuidade e este governo, para decepção de grande parte do eleitorado que votou no PT e no Lula, está jogando a última pá de cal no projeto nacional e no estado de bem-estar social que se havia criado nas décadas anteriores à ditadura militar.

JU – Mas o que o governo diz é justamente o oposto: que tem um projeto nacional que outros nunca ousaram ter.

Ianni – Todos estamos vendo que os americanos estão jogando com a hipótese de que o Brasil é o seu aliado preferencial na América do Sul, e com isso ganhando a cumplicidade do governo brasileiro e das elites brasileiras, no sentido de fazer o jogo da Alca, com a hipótese de que o Brasil poderia obter algumas vantagens em detrimento das outras nações. A rigor, o que os americanos propõe com a Alça na verdade é uma redefinição da geopolítica norte-americana na América Latina, e portanto um realinhamento das nações latino-americanas com a cumplicidade das elites brasileiras. Há tempos que há uma cumplicidade das elites militares, empresariais e alguns setores intelectuais com esse jogo malicioso do governo americano, que faz de conta que o Brasil é o aliado preferencial na América Latina.

JU – Em sua opinião, o que teria levado o governo a adotar uma postura inversa do que vinha pregando enquanto corrente ideológica?

Ianni—Acho que isso é comum a vários partidos no Brasil. Eles não têm análise do que está realmente acontecendo no país. Na minha interpretação, desde 1964, com a ditadura militar, e depois com os governos civis, está sendo desmontado um projeto nacional que era vigoroso. Embora não fosse o projeto dos meus sonhos, porque era um projeto de capitalismo nacional. Os militares, em função do jogo americano da Guerra Fria, e depois os governos civis em função das imposições do FMI, do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio, trabalharam ativamente o Consenso de Washington no sentido de desmontar o projeto nacional. Pouco a pouco o Brasil se transformou numa província do globalismo. Nos séculos 16, 17 e 18, o Brasil era uma província do mercantilismo. Agora, no século 21, passou a ser uma província do globalismo. E o presidente pensa que é presidente de um estado nação. Na verdade é o administrador de uma província do globalismo. Mas ele não tem essa análise. Eles estão jogando com a hipótese de que, se o Brasil desmontar o seu projeto nacional entrará no primeiro mundo. Isso é totalmente enganoso. O exemplo do que ocorreu na Argentina, que fez tudo isso um pouco antes do Brasil, é suficientemente claro. É um desastre.

JU – A que o senhor atribui essa súbita atração pelo globalismo?

Ianni—Vou dar uma resposta que não é acadêmica. O sensualismo do poder é irresistível. O fascínio do poder e, claro, a ilusão de que vai governar um estado nação, induz os membros do governo a crer que estão realizando uma tarefa meritória. Na verdade estão contribuindo para que o país se mantenha nesse estado, podendo até piorar. Aliás, as corporações transnacionais, não só norte-americanas, mas também asiáticas e européias, escolheram o Brasil como base principal de suas operações na América do Sul. E esta é uma escolha à revelia do governo e do povo. E uma escolha que decorre da força que estas corporações têm no cenário mundial.

JU—Até que ponto isso representa uma ameaça à soberania nacional?

Ianni – A soberania nacional acabou. Antes, a soberania nacional era problemática. Hoje, é uma figura abstrata. Qual a imagem mais evidente do presidente, seja do passado (FHC) ou deste (Lula)? São fotografias em salas de visita em várias partes do mundo. Isso cria na opinião pública uma ilusão de que existe uma nação. Na verdade eles atendem os interesses das corporações transnacionais, das organizações multilaterais e da geopolítica do governo norte-americano no mundo.

JU – O senhor acha que existe o risco de a sociedade cair numa grande decepção?
Ianni—Já caiu. Mas o problema é que a sociedade está tendo condições muito limitadas de manifestação porque a grande mídia está orquestrada com o neoliberalismo. A grande mídia é diversionista. Está havendo um processo de popularização da imagem do Lula. A discussão sobre a Previdência é conduzida satanizando os aposentados. De repente, as pessoas que estão aposentadas nos diferentes setores da sociedade são consideradas como peso morto. Isso é uma loucura, uma barbárie. Governantes dedicados a satanizar uma categoria social porque já cumpriu suas tarefas. É o reino da barbárie. Essa atitude da mídia cria um estado de incerteza e de medo.

JU – Há riscos sociais nesse processo?

Ianni—A população brasileira tem sido frustrada continuamente por reversões causados pelos jogos do poder que são um desastre para a população. Em 1945 havia um processo de democratização que implicava numa reconstrução do país depois da ditadura do Estado Novo. Esse processo foi frustrado por um golpe de estado. Em 1964, quando o país estava numa tremenda ascensão democrática, com conquistas sociais notáveis nos governos de Juscelino Kubitscheck e João Goulart, as elites militares associadas com o imperialismo deram o golpe de estado. Depois, com a volta dos governos civis, na chamada Nova República, há também uma sucessão de frustrações. E a maior de todas é esta, porque o atual governo nasceu das lutas contra a ditadura militar e as injustiças sociais. Então essa conjuntura é altamente frustrante, com características diferentes, mas semelhantes ao que ocorreu durante o golpe de 64 e o golpe de 45.

JU – Como o senhor analisa o discurso do presidente, quando ele diz, por exemplo, que tem “quatro anos para provar que um torneiro mecânico pode governar esse país com muito mais sabedoria do que ele já foi governado”?

Ianni – Ele tem muitos motivos para fazer essa afirmação porque ele também foi satanizado devido à sua trajetória política. Mas ele foi satanizado por ser um símbolo das classes subalternas. É importante lembrar que o PT e a liderança do Lula nasceram da luta contra a ditadura militar e como uma reivindicação das classes subalternas. Na medida em que se desenvolveu o processo político, ele foi se ajustando, negociando, acomodando. Não há dúvida de que qualquer liderança política precisa negociar. Mas o estado de espírito de muitos que votaram no Lula é de uma profunda decepção, porque nesse percurso o partido e o próprio Lula largaram na estrada muitos compromissos. O comprometimento crescente do governo com o neoliberalismo significa o abandono de qualquer compromisso social, salvo na retórica. Fala-se no Fome Zero, mas isso é uma retórica vazia, porque o problema do país não é dar um prato de comida para o faminto, e sim dar emprego para as pessoas não perderam a sua dignidade. Para que um governante saiba o que é a dignidade dos humilhados e ofendidos, dos desempregados, daqueles que vão receber um prato de comida, é preciso ter uma visão de conjunto que implica em ter um sentido de nação, que não está se revelando no governo atual.

JU—Mas a imagem do presidente, principalmente no exterior, é muito positiva.

Ianni—Essa imagem altamente colorida e sonora tem a ver com a orquestração do neoliberalismo. As corporações da mídia são transnacionais. Por outro lado, há setores da opinião pública mundial que não estão bem-informados sobre o que realmente está acontecendo. Estive na Argentina recentemente e pude ver isso. Eles ainda estão galvanizados pela imagem que se criou no passado sobre o PT e o Lula. Eles ainda não tomaram conhecimento de que a prática desse governo não tem nada a ver com a sua história. Estão apegados a uma imagem passada, que já ficou anacrônica.

JU—O senhor acredita que essa lua-de-mel continuará por muito tempo?

Ianni—Acho que vai durar pouco. Aliás, o discurso que o Lula fez no Rio Grande do Sul (Pelotas), foi um discurso de alguém que já está assustado com o terremoto no qual está metido. Como já tive oportunidade de ouvi-lo em muitas situações ao vivo nos tempos do ABC, percebi que esse discurso feito no Sul revelava não só aflição, mas também alguns indícios de desespero. E a reação é péssima, porque satanizar essa ou aquela categoria social, culpar aqueles que levantam objeções e tentar desmoralizar aqueles que fazem alguma reflexão crítica, é o pior caminho. O Genoíno (José Genoíno, presidente do PT) está equivocado quando diz que as críticas que a esquerda faz ao governo atual são o mesmo que jogar água no moinho da direita. Essa declaração é maldosa, porque na verdade esse governo já foi para a direita. Esse governo não é mais um governo de esquerda. Foi uma promessa da esquerda, mas não é mais de esquerda. Uma promessa que não se cumpriu.

JU – Como a esquerda brasileira vai elaborar essa nova situação?

Ianni—A esquerda está demorando para fazer uma análise objetiva sobre o que aconteceu no mundo. Hoje o capitalismo entrou em um novo ciclo de expansão em escala mundial. As nações estão transformadas em províncias do globalismo. Desde que se faça uma análise objetiva sobre as forças sociais que estão atuando em escala nacional e transnacional será possível formular uma nova política de esquerda. Caso contrário, será uma política de nostalgia, sobre idéias que eram muito bonitas e válidas no passado, mas que já dançaram. O grande problema é como caminhar para um diagnóstico objetivo sobre a realidade contemporânea e como desenvolver propostas. As classes sociais dominantes no mundo estão altamente organizadas. A Conferência de Davos, o G7, a OCDE, O FMI, o Banco Mundial, são expressões de que as classes dominantes estão orquestradas. E as classes subalternas estão demorando a entender que esse quadro é novo.

CURIOSIDADES CIENTÍFICAS

eliane stoducto que deve estar de mudança para niterói, ô terra boa, ninguém resiste... talvez por falta de tempo de postar enviou estas curiosidades. obrigada li . mas que porco danado de resistente heim!!!!

Está científicamente provado que...

- O orgasmo de um porco dura 30 minutos...
*(30 minutos... vocês leram bem direitinho??!! )
- Dar cabeçadas contra um muro consome 150 calorias por hora...
* (Ainda estou pensando no porco, porra!...30 minutos?.... )
- Uma barata viverá 9 dias sem cabeça, antes de morrer de fome...
* (Que inveja eu tenho do porco! )
-Alguns leões acasalam mais de 50 vezes por dia...
*(Prefiro ser porco, qualidade em vez de quantidade! )
- As borboletas saboreiam as suas próprias patas...
* (Isso é algo que sempre quis fazer, mas falta-me elasticidade.)
-O elefante é o único animal que não pode saltar...
*(...30 minutos... Que loucura essa do porco!)
-A urina do gato brilha fosforescente, sob uma luz forte...
* (Pensaram bem?... São... 30 minutos!)
- Os olhos de uma avestruz são maiores que o seu cérebro...
* (Conheço gente assim...)
- A estrelas do mar não têm cérebro...
* (Também conheço gente assim...)
- Os ursos polares são surdos...
* (Os cães Pastor- Alemão são nacionalistas, a baleia franca é franquista e o porco...
O porco é demais cara, meu herói!
- Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que têm sexo por prazer..
* (E se um golfinho fizesse sexo com um porco? 30 minutos! Que fenômeno!)
...Daqui pra frente, me sentirei extremamente lisonjeado quando uma mulher me disser:
"És um Porco!"
Abraços a todos, .................... mas o tal do porco hein.......
(autor desconhecido)


catalisando

muitas novidades de julho no catalisando do carlos alberto teixeira. boa a do malabarista e um dicionário mineirês doméstico que de tanto rolar pela rede chega sempre acrescido de novos vocábulos.

Salve, gente boa.

No Catalisando:

http://oglobo.globo.com/online/blogs/cat/

- c.a.t.
cat

seminovos em bom estado

livro da poeta cyana leahy, que só pela felicidade do título imagino o prazer que deve ser a leitura. mesmo sem ter lido ainda recomendo pois sei do talento da menina.

Queridos amigos,
com um abraço carinhoso, convido à leitura da antologia poética

Seminovos em Bom Estado
Pré-lançamento no Festival Literário Internacional de Paraty, 2 de agosto de 2003 (Pousada Brazish).
Lançamento nacional: 13º Seminário Internacional Mulher e Literatura, João Pessoa, PB, 12 de agosto.

'Seus poemas são assombrosamente lindos. E me tocam de forma preocupante...' Gunther Kress, lingüista, Londres

'Há muito tempo um livro não me toma tanto, não me toca tanto!' Olga Savary, poeta, Rio

'São poemas cristalinos... emana deles forte erotismo, original e puro. Trata-se de poesia de qualidade'. Regina Zilberman, escritora e pesquisadora, Porto Alegre


Seminovos em Bom Estado, 118 páginas, poesia reunida de Cyana Leahy (CL Edições Autorais, 2003)

Encomendas por e-mail para todo o Brasil. Preço de lançamento: R$15,00 (mais o envio por correio comum ou Sedex

sábado, julho 26, 2003



teto da capela sistina- afresco de michelangelo

há uma pergunta que não desejar calar: será Deus uma criatura ansiosa?



e se eu fosse a mãe de Deus o que faria? primeiro o ensinaria a falar baixo ou o levaria a um otorrino para fazer um exame e confirmar se ele fala alto porque é surdo ou porque deseja se fazer ouvir e ser temido por todos._as pessoas surdas precisam falar alto para ouvir a própria voz- eu o ensinaria a amar. ser temido não é a mesma coisa que ser amado. não precisaria chegar fazendo tanto estardalhaço. e o amaria muito para que ele aprendesse a resolver suas pendências com calma, sem arroubos desesperados e ameaçadores. falaria com ele sobre os dez mandamentos que ele entregou para moisés faz tanto tempo que já deve ter esquecido. e um deles especifica claramente: não matarás. e Deus já mandou matar pelos menos muitos judeus que adoravam o bezerro de ouro após a travessia do mar morto.

depois o levaria para passear pisando o chão da terra, as águas, deixaria que pulasse nas poças de lama, que construísse castelos de areia e os desmanchasse e evitaria tomar ares de fernando pessoa ao me dirigir a ele - o que estou quase a fazer-. pediria para aparar a barba e o cabelo, mas que os deixasse revoltos como nas fotografias o que lhe empresta um ar jovial. como mãe iria sugerir para acabar com esta coisa de mal e bem, fosse menos exigente com os comedores de maçã e nos restituísse o paraíso. porque dizem que quem dá e toma fica corcunda. por fim, gostaria que ele reconhecesse que seria fundamental a isonomia entre todos os poderes para que ele pudesse completar sua criação dizendo: "que haja igualdade, liberdade e fraternidade por todos os tempos."

tenho certeza de que ele ouviria o mundo entoar numa só voz, seres humanos cantando como anjos: aaaammmmmééééémmmmmmm!!!



pintura no teto da capela sistina

Teto da Capela Sistina

Em 1508 Michelangelo inicia seus trabalhos para o teto da Capela Sistina, em Milão, completando em 1512. As imagens chocaram aos mais conservadores, pois nelas haviam corpos despidos. Mais tarde outros pintores foram contratados para cobrir com vestes estas imagens.
código da bíblia

outros analistas e jornalistas seguem pesquisando o código que dizem estar na bíblia. um deles diz que consta no código referências ao ocorrido em roswell , a cidade norte americana onde teria caído um ovni. na figura abaixo uma amostra de como foi encontrado o nome da cidade.

fim dos tempos?

li esta semana o "código da bíblia I e II"de drosnin, repórter policial do new york times. é fácil de ler. mas deixa muitas lacunas. e me fez sonhar sonhos tumultuados e estranhos. fui procurar antídoto para o que está dito no livro e encontrei muitos. um deles segue abaixo. no entanto ao ver esta foto e ler a notícia temi por um holocausto nuclear e pelo fim dos tempos como anuncia o livro, para 2006.


Cadáver identificado como sendo de Qusay Hussein




Um dos corpos tinha parte do nariz e dos lábios destruídos

EUA vão permitir acesso a filhos de Saddam

Muitos iraquianos ainda acreditam que eles possam estar vivos
Militares americanos no Iraque disseram que vão permitir que jornalista
e equipes de televisão tenham acesso aos corpos dos dois filhos de Saddam Hussein.

Em mais um esforço de tentar convencer os iraquianos de que Uday
e Qusay Hussein estão mortos, uma edição especial de um jornal com as fotos
dos dois corpos foi distribuída no país. Normalmente, nenhum jornal é publicado
na sexta-feira, dia santo para os muçulmanos.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, defendeu
sua decisão de divulgar as fotos dos dois cadáveres que as autoridades
americanas dizem ser de Uday e Qusay.

Segundo as autoridades americanas, eles teriam sido mortos na terça-feira em
uma operação militar na cidade de Mosul, no norte do Iraque.

Decisão difícil

No entanto, muitos iraquianos vinham questionando a informação,
pedindo que os americanos divulgassem uma prova da morte dos dois irmãos.

As autoridades americanas não costumam mostrar fotos de combatentes mortos,
o que fez aumentar em Washington o debate que antecedeu a divulgação das fotos.

O secretário da Defesa americano disse que a divulgação iria ajudar a poupar vidas
dos soldados da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos que ocupa o Iraque,
além de provar que o antigo regime não retorna ao poder no país.



É importante para o povo iraquiano vê-los, saber que eles partiram, saber que estão
mortos e que não vão voltar


Donald Rumsfeld


Apesar disso, Donald Rumsfeld disse que não foi fácil tomar a decisão.
De acordo com o correspondente da BBC em Washington Nick Bryant, alguns
generais no Pentágono consideraram a divulgação "repugnante".

"É importante para o povo iraquiano vê-los, saber que eles partiram, saber
que estão mortos e que não vão voltar", disse Rumsfeld.

"Eu acho que foi a decisão certa e estou feliz de tê-la tomado", completou.


Mas a dúvida continua entre os iraquianos.

"Não estou convencido de que essas imagens são de Uday e Qusay", disse o contador Shant Agob,
ouvido pela agência de notícias Associated Press.

"Mesmo que sejam, não estou feliz. Eu teria ficado feliz se eles
tivessem sido capturados vivos e levado à Justiça, perante o povo iraquiano", completou.

Várias outras pessoas, porém, disseram à BBC em Bagdá que acreditavam nas imagens.

da BBC

O Código da Bíblia (ou do Torah)

©copyright 1998
Robert Todd Carroll


traduzido por
Ronaldo Cordeiro


do Dicionário Céptico


O Código da Bíblia (ou do Torah) é um código que se alega ter sido intencionalmente
embutido na Bíblia. É revelado através da busca de seqüências de letras
eqüidistantes (SLE). Por exemplo, comece com qualquer letra ("N") e leia a cada
enésima letra ("D") a partir daí no livro, desconsiderando os espaços. Se um livro
inteiro como o Gênesis for pesquisado o resultado é uma longa cadeia de letras.
Usando diferentes valores para "N" e "D" é possível gerar várias cadeias de letras.
Imagine enrolar a cadeia de letras ao redor de um cilindro, de forma que todas elas
possam ser exibidas. Achate o cilindro para revelar várias linhas com colunas de comprimento
igual, talvez com exceção da última, que pode ser mais curta que as demais. Agora, procure por
nomes significativos próximos a datas. Procure na horizontal, vertical diagonal, de qualquer forma.
Um grupo de matemáticos israelenses fez exatamente isso e afirmou que, quando procuraram
por nomes bem próximos a datas de nascimentos e mortes (conforme publicado na Enciclopédia
dos Grandes Homens de Israel), encontraram várias coincidências. Doron Witztum,
Eliyahu Rips e Yoav Rosenberg publicaram suas descobertas na revista Science
(1994, Vol. 9, No. 3, 429-438) Statistical sob o título de "Seqüências de Letras eqüidistantes
no Livro de Gênesis." O editor da revista comentou:

Quando os autores usaram um teste de aleatorização para verificar o
quão raramente os padrões que encontraram poderiam surgir por puro acaso,
obtiveram um resultado altamente significativo, com a probabilidade p=0,000016.
Nossa comissão julgadora ficou perplexa: suas crenças prévias os faziam achar que o Livro
de Gênesis não poderia conter referências significativas a indivíduos dos tempos modernos.
Mesmo assim, quando os autores realizaram análises e verificacões adicionais, os efeitos persistiram.

Isto é, as probabilidades de se obter os resultados que eles conseguiram eram de 16
em um milhão, ou uma em 62.500. Os autores declaram: "A análise de aleatorização
demonstra que o efeito é significativo no nível de 0,00002 [e] a proximidade das SLEs
com significados associados no Livro de Gênesis não se deve ao acaso." Harold Gans,
ex-criptologista do Departamento de Defesa dos EUA, duplicou o trabalho da equipe
israelense e concordou com sua conclusão. Witztum mais tarde afirmou que, conforme
uma das medidas, a probabilidade de se obter esses resultados por sorte é de uma em
4 milhões. No entanto, aparentemente mudou de idéia e atualmente afirma que a
probabilidade é p=0,00000019 (uma em 5,3 milhões). Jason Browning, cientista da criação,
afirma que os cinco primeiros livros da Bíblia contêm padrões ocultos de palavras que "se
demonstraram ser matematicamente impossíveis de ocorrer por acaso." Não cita quem fez
os cálculos para ele.

Como prova adicional do significado estatístico de seus resultados, a equipe israelense
analisou a versão hebraica do Livro de Isaías e os primeiros 78.064 caracteres de uma
tradução hebraica de Guerra e Paz de Tolstoi. Encontraram vários nomes bem próximos
a datas de nascimentos e mortes, mas os resultados não eram estatisticamente
significativos. (O Livro de Gênesis usado no estudo, a versão Koren, tinha 78.064 caracteres.)

O que quer dizer tudo isso? Para alguns isso significa que os padrões em Gênesis
são intencionais e que Deus é o autor supremo do código. Se for assim, será que o Livro
de Isaías, e qualquer outro livro da Bíblia que não passar no teste das SLE, deve ser descartado?
Será que devemos concluir que essas estatísticas confirmam a afirmação de que os judeus
são o povo escolhido de Deus e que mais nenhum nome deveria ser acrescentado à lista dos
Grandes Homens de Israel, exceto se passar no teste das SLE? A não ser que as outras religiões
possam duplicar resultados estatisticamente improváveis como esses, o sobrenaturalista entendido
em matemática pode muito bem considerá-las imposturas. Será que devemos traduzir todos os
livros sagrados de todas as religiões do mundo para o hebraico e ver quantos grandes homens
de Israel estão codificados neles? Muitos de nós estão confusos sobre o que fazer desses números
espantosos.

Um computador pode mesmo ler a mente de Deus? Aparentemente sim, já que segundo essa teoria
Deus teria ditado em sua linguagem favorita, o hebraico, um conjunto de palavras que são mais ou
menos inteligíveis se interpretadas ao pé da letra, contendo histórias de criação, dilúvios, fratricídio,
guerras, milagres, etc., com várias mensagens morais. Mas esse Deus hebreu escolheu as palavras
cuidadosamente, codificando a Bíblia com profecias e mensagens sem absolutamente nenhum valor religioso.

Muitos, no entanto, não estão totalmente perdidos. Alguns "cientistas da criação" cristãos estão
afirmando que o Código da Bíblia oferece prova científica da existência de Deus. Se eles
estiverem corretos, deveriam se converter ao judaísmo. Como já é judeu, Doran Witztum
não pode fazê-lo, mas levou o trabalho feito em Gênesis um pouco além do que fizeram seus
colegas. Witztum foi à televisão israelense e afirmou que os nomes dos sub-campos num mapa
de Auschwitz apareciam de forma espantosamente próxima à frase "em Auschwitz".
As probabilidades de que isso ocorresse, segundo ele, são de "uma em um milhão."
Alguns de seus alunos fizeram os cálculos e afirmaram que seu mentor errou por "um
fator de 289.149." A matemática de Witztum pode não ser tão boa quanto suas intenções,
mas é difícil enxergar que intenções poderiam ser essas. Será que Deus estaria de uma
forma estranha revelando que os sub-campos de Auschwitz ficam em Auschwitz?

Michael Drosnin e admiradores de seu livro popular, O Código da Bíblia, estão afirmando
que a decodificação do livro leva à descoberta de profecias e verdades profundas de
natureza secular, nem todas relacionadas aos judeus. Drosnin alega que a Bíblia é o
único texto em que frases codificadas como essas são encontradas num padrão estatisticamente
significativo, e que as chances de que isso seja um fenômeno aleatório são poucas. Usando o
método das SLE, Drosnin afirma que o assassinato de Yitzhak Rabin estava predito na Bíblia.
Também afirma que os assassinatos de Anwar Sadat e dos irmãos Kennedy estão codificados
em SLE bíblico. Pelo menos alguém descobriu um propósito realmente útil para os computadores:
fazer análises de SLE de textos bíblicos em busca de mensagens ocultas de natureza secular.
Quebra-cabeças aprecia o Senhor!

Nem todos concordam com a hipótese de Drosnin, inclusive Harold Gans, o criptologista aposentado
do Departamento de Defesa que corroborou os trabalhos de Witztum, Rips e Rosenberg. Gans publicou
uma declaração a respeito de O Código da Bíblia e outros livros similares. Em parte da declaração se lê

O livro declara que os códigos no Torah podem ser usados para prever eventos futuros. Isso é
absolutamente infundado. Não há nenhuma base científica ou matemática para uma declaração
como essa, e o raciocínio usado para se chegar a tal conclusão é logicamente falho. Embora seja
verdadeiro que se demonstrou que alguns eventos históricos estão codificados no Livro de Gênesis
em determinadas configurações, é absolutamente uma inverdade que toda configuração similar de
palavras "codificadas" necessariamente represente um evento histórico em potencial. Na verdade,
o que ocorre é exatamente o oposto: a maioria dessas configurações é bem aleatória e de
ocorrência esperável em qualquer texto de tamanho suficiente. O Sr. Drosnin declara que sua
"predição" do assassinato do primeiro ministro Rabin é "prova" de que o "Código da Bíblia"
pode ser usado para se prever o futuro. Um sucesso isolado, não importa o quão espetacular
seja, ou mesmo várias predições "bem sucedidas" desse tipo, não provam absolutamente nada
a não ser que sejam formuladas e avaliadas sob condições cuidadosamente controladas.
Qualquer cientista de respeito sabe que provas "testemunhais" nunca provam nada.

O Dr. Eliyahu Rips, um dos autores do estudo que iniciou a febre do Código da Bíblia,
também fez uma declaração pública a respeito do Código da Bíblia de Drosnin.

Não apóio os trabalhos do Sr. Drosnin, nem as conclusões a que ele chega.... Todas
as tentativas de se extrair mensagens dos códigos do Torah, ou de se fazer predições
baseadas neles são fúteis e não têm qualquer valor. Essa não é apenas minha opinião
pessoal, mas a de todo cientista que já esteve envolvido em pesquisas sérias dos Códigos.

O professor Menachem Cohen celebrado estudioso da Bíblia da Universidade Bar-Ilan,
criticou Witztum et al. em dois pontos: (1) há várias outras versões em hebraico do Gênesis
para as quais as SLE não produzem resultados estatisticamente significativos; e (2) as
denominações dadas aos Grandes Homens de Israel foram inconsistentes e arbitrárias.
O professor tem bons argumentos mas talvez isso apenas prove que a versão Koren seja a correta e que as denominações escolhidas sejam as mais adequadas para aqueles grandes homens de Israel.

Outros críticos, como Brendan McKay, fizeram suas próprias análises de Guerra e Paz,
com resultados consideravelmente diferentes dos relatados por Witztum et al. Muitos dos críticos,
no entanto, pouco fizeram além de usar SLEs para encontrar nomes, datas, etc., em diversos livros,
feitos que mesmo o estatístico mais pobre sabe serem corriqueiros. Porém, Drosnin parece
ter pedido por isso quando disse "Quando os meus críticos encontrarem uma mensagem
sobre o assassinato de um primeiro ministro codificado em Moby Dick, eu acreditarei neles."
McKay prontamente apresentou uma análise SLE de Moby Dick predizendo não apenas o
assassinato de Indira Ghandi, mas os de Martin Luther King, John F. Kennedy, Abraham Lincoln,
e Yitzhak Rabin, assim como a morte de Diana, Princesa de Gales. O matemático David Thomas
fez uma SLE de Genesis SLE de Genesis e encontrou as palavras "code" [código] e "bogus" [falso, fictício] juntas
não só uma, mas 60 vezes. Quais as chances disso acontecer? Será que isso significa que Deus
introduziu um código para revelar que não há nenhum código? Os caminhos do Senhor são de fato misteriosos.

Veja verbetes relacionados sobre adivinhação, cabala e numerologia.


adivinhacao, cabala, numerologia.

--------------------------------------------------------------------------------

leitura adicional

Em Busca de Milagres Matemáticos de Brendan McKay
Artigo de Harold Gans' Article sobre metodologia
Relatório sobre novos testes de SLE do Torah (29 de maio de 1997) de Dror Bar-Natan, Alec Gindis, Aryeh Levitan e Brendan McKay
Quebrando "O Código da Bíblia" de D. Trull
Milagres matemáticos no Corão ou na Bíblia?
Códigos do Torah - Dorun Witztum fala
Estatísticos Derrubam o 'Código da Bíblia' - Teoria Postulava Existirem Fatos Modernos Ocultos no Documento
Number Watch - tudo sobre alarmismos, enganos, bobagens, pânicos e sensacionalismos fabricados pela mídia, políticos, burocratas, pretensos cientistas e outros que tentam confundi-lo com números errôneos.
Thomas, David E. "Hidden Messages and The Bible Code [Mensagens Ocultas e O Código da Bíblia]," Skeptical Inquirer, Novembro/Dezembro de 1997.

Witztum, D., E. Rips e Y. Rosenberg, "On Equidistant Letter Sequences in the Book of Genesis" [Sobre as Seqüências de Letras eqüidistantes no Livro de Gênesis], Statistical Science, 9 (1994), 429-438.

para pensar, sentir e pensar

sobre o que Antonio Bulhões, editor do Abknet News em carta aberta diz ao Presidente Lula


Sábado - 26/07/2003
Abknet News - Editorial

Exmo. Sr. Presidente Lula da Silva:

Há coisas que a gente faz contra a própria vontade. Eu, por exemplo,
preferiria não escrever isso agora. Quer dizer, preferiria não ter motivos
para escrever. Seis meses é muito pouco tempo para julgar seu governo. Muito
pouco para julgar muitas coisas, principalmente um governo. A gente vê aqui,
vê lá, ouve aqui, acolá, vai calando mas, sem querer, começa a ficar
desconfiado.

Será que seis meses também não é pouco para o índice de desemprego bater um
recorde desses? E igualmente não é pouco para autoridades financeiras
internacionais, famigeradas pelo desprezo que dão a causas populares e
problemas dos países pobres, elogiarem um governo ? O seu governo ? E os
elogios que vêm de figuras como Bush (Deus que nos proteja) & Cia. ? Não vou
entrar em detalhes para não aumentar esses pensamentos negativos. Os maus
pressentimentos.

Só mais uma coisa: Essas críticas com jeito de rebelião vindas do seu
próprio partido também vieram muito cedo, não é verdade ? Tão cedo que é de
se f icar matutando, quer dizer, deveras desconfiado.

E essa história de Fome Zero, que valha a intenção, não possui assim um
lance de populismo, de acionismo assistencialista, de ilusionismo? Sem falar
nos rumores nada bonificadores que têm acompanhado a campanha ? Aqui pra
nós, Presidente, a gente sabe que não é esse o caminho. É como aquela
história de Mobral, lembra?

Presidente, não siga o canto da sereia. Esse canto é traiçoeiro.
Não leve a mal essas linhas, nem pense que somos do contra. Viu na sua
eleição como os brasileiros que vivem fora pensam e agem? A gente pode dizer
que deu uma força psicológica e eleitoral. O senhor até nos escreveu uma
carta, lembra?

Por falar em fora do Brasil, não imagine que o FMI e correlatos, nem esses
governos do primeiro mundo vão dar uma sopa na boca da gente. Eles sim,
podemos julgar não apenas pelo que têm aprontado nos últimos seis meses, mas
há dezenas, centenas de anos. Ainda que nos últimos seis meses tenham
perdido um pouco do pudor que adquiriram na marra anos atrás. Estão tirando
a máscara e mostrando a pouca vergonha, o pouco respeito que guardam pelos
povos menos "desenvolvidos" (Desenvolvidos??).

Não caia nessa conversa mole de globalização. Querem mesmo é passar manteiga
no nosso nariz. Veja que, na conta dessa tal globalização, a Europa e os EUA
financiam e incentivam a própria agro-pecuária com nada menos do que um
bilhão de dólares, isso mesmo, em números: US$ 1.000.000.000,00 por dia, Sr.
Presidente. Por dia! Um jornal aqui calculou que uma vaca européia é mais
rica do que um negro africano.

Enquanto uma vaca é subvencionada com 800
(oitocentos) dólares por ano pela União Européia, um africano recebe por
ano 7 (sete) dólares de ajuda. Ajuda não, esmola. Não vamos falar sobre os
trilhões usados para armamentos destinados a aumentar a desgraça dos povos
mais pobres sejam na Ásia, nas Arábias, na África, no mundo todo.
Uma criança africana pode valer menos do que uma vaca?


Falo isso porque, como brasileiro, acho que me toca diretamente e devo muito
ao povo africano. Seja na cultura que assimilei, na comida que tenho
saudade, na música que me fascina. Mas falo isso, principalmente, para
lembrar quem são esses fariseus do primeiro mundo. Não mudaram nada.
Siga outro caminho, Presidente, senão daqui a seis meses a nossa vaca é que
vai pro brejo. Tá certo, a gente vive aqui fora, mas a esperança que a gente
carrega é a mesma de quem vive no Brasil. A gente continua brasileiro do
mesmo jeito. Afinal de contas o senhor não deixou de ser nordestino porque
foi morar em São Paulo e virou presidente. Não é verdade?

Atenciosamente,
Antonio Bulhões
Editor - ABKNet

http://www.abknet.de/carta.htm

terça-feira, julho 22, 2003

no sábado sentíamos assim;como num momento sergio bittencourt: "naquela mesa está faltando ela e a saudade dela está doendo em nós".
e então a visão a consciência surpreendente: somos ünicos: nós seres humanos, por mais próximos, convivemos com a plenitude de ser só.absolutamente só. como quando se olha uma lâmpada de frente e ela nos cega, ou como se advinha na mais negra escuridão um vulto intensamente escuro mas que nela sobressai. e há uma latitude que antes desconhecida acaba
se incorporando ao tempo espaço de nossa longitude.

não é solidão estar só. é preenchimento do próprio ser. é constatação do cheio e do vazio que nos confere esta efígie humana.efígie que pode vir a ser não um símbolo, mas um significante. que se revelará uma agradável significado.
andar de ônibus. viajar de ônibus é outra perspectiva com que se observa a vida.no saguão da rodoviária, enquanto esperava meu carro olhei fixamente a estrela vermelha e senti o singular da singularidade com todo o plurar possível.
já plantei três pés de abricó por três motivo: eu gosto do fruto: minha avó materna o apreciava e paulo morgado que morreu na última quarta-feira o estima como também ao pinho-de-riga, madeira já extinta mas de grande beleza. e nestes gostos e sabores caminhávamos em únissono.

na quarta-feira quando praticamente desembarquei na reitoria encontrei lamarão que me avisou: paulo morgado morreu. vamos ao enterro? meu deus! dentro em breve não suportarei retornar à cidade de meus amores. é só lá chegar e saber de amigos que morreram ou estão para morrer. e tenho medo de ser a sobrevivente de uma geração que sabia de amizade, companheirismo, cumplicidade, muito amor e profunda honestidade.

ao chegar ainda agora em casa fui olhar o pé de abricó que ainda está crescendo e não deu frutos.
chamei-o de paulo morgado e passei os dedos nos castiçais de pinho de riga que ele fez para mim. nina , carlos alberto, lamarão, tantos tantos tantos amigos que pena. paulo fois-e embora muito cedo. de uma pneumonia. que doença tão banal para acabar com um ser estupendo.

não porque está morto tornou-se estupendo. mas porque sempre o foi e durante a vida deixou para nosso tato e nosso sabores sua capacidade de inventar o inconcebível. paulo paulo hoje vi uma estrela vermelha vermelha no céu,na sexta estava num bar da moreira cezar com carlos alberto falando sobre você e sobre nina e sobre a ana e sobre a beatriz. e ainda agora estava revendo as coisas de que você gostava e eu aprecio. paulo paulo. paulo paulo. paulo.
Publicado catálogo dos 500 livros inexistentes

Paolo Albani e Paolo Della Bella publicaram na Itália o livro Mirabiblia - Catalogo ragionato di libri introvabili, com 500 títulos, entre eles o Dom Quixote de Pierre Menard, citado por Borges

Roma - Os curadores Paolo Albani e Paolo Della Bella publicaram na Itália o livro Mirabiblia - Catalogo ragionato di libri introvabili (Mirabiblia - Catálogo comentado de livros impossíveis de se encontrar) que reúne 500 livros impossíveis de serem achados.

Entre eles estão: Dom Quixote do escritor Pierre Menard citado por Jorge Luis Borges em Ficções, o romance do poeta Ukko Ahti Sporgendosi dalla Costa Scoscesa ao qual Italo Calvino dedica um capítulo de Se um viajante numa noite de inverno, a Encyclopédie des Sciences Inexactes de Henri de Chambernac que inspirou Raymond Queneau na redação dos Figli del Limo, o sábio filosófico Dico Quello Che Dico de Swami Brachamutanda, fundador da escola tautológica, comentado por Umberto Eco em Il Secondo Diario Minimo.

Não é uma coleção de raridades para bibliófilos. Na verdade, esses livros nunca foram publicados. Não há somente livros imaginados, mas também pseudobibliografias e 50 bibliotecas imaginárias.

Imaginadas, inventadas? Sim, mas todas construídas a partir de sugestões das fontes altamente confiáveis de grandes autores como François Rabelais, Laurence Sterne, Edgar Allan Poe, Carlo Dossi, Marcel Schwob, Giorgio Manganelli.

Albani e Della Bella construíram para cada livro inventado uma ficha com diversos detalhes bibliográficos, inclusive o formato, o editor, a capa e até o preço em euros, além de uma síntese completa do conteúdo e a indicação das obras literárias em que o volume é citado.

As tramas dos livros inexistentes são na verdade muitas histórias, que nascem de outras histórias, como sempre acontece nas narrações. Uma brincadeira? Sim, uma brincadeira muito séria porque, como afirmam os curadores, criar um livro é também uma operação crítica e criar um catálogo ponderado ou uma bibliografia fantástica é um gênero ao qual, desde Rabelais, escritores famosos e menos famosos dificilmente conseguem resistir.

Ansa-AE




segunda-feira, julho 14, 2003

Morre Compay Segundo, o rei dos trovadores cubanos




O cantor cubano Compay Segundo, que morreu aos 95 anos
O guitarrista e cantor Compay Segundo – uma verdadeira lenda da música cubana – morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 95 anos, em Havana.
A informação foi anunciada pela gravadora Dro-EastWest, à qual o cantor pertencia.
Compay sofria de uma grave infecção nos rins, o que o levou a cancelar uma série de apresentações européias que tinha marcado para este semestre.
O artista ganhou projeção mundial em 1999, com o documentário Buena Vista Social Club, de Wim Wenders, que enfocava a música feita por veteranos artistas cubanos.
Sucesso internacional
Com o sucesso do longa, muitos dos artistas mostrados no filme passaram a fazer apresentações regulares no exterior, entre eles o cantor Ibrahim Ferrer, o pianista Rubén González e a cantora Omara Portuondo.
A trilha sonora de Buena Vista Social Club vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo.
Há vários dias, Compay estava de cama .

da BBC

domingo, julho 13, 2003


ausências

"Desculpe meu longo tempo offline. Problemas de hardware. Tudo bem agora. Clique com os botões da esquerda e da direita neste site. Tchau!"
http://www.snibbe.com/scott/dynamic/gravilux/gravilux.html

nem tem que se desculpar cat. mas que a gente sentia falta sentia....

Agradecimento a / Thanks to: SoniaRO

roubado descaradamente

da cora ronái

I mean, it's not your job to listen to my problems,
miniaturas, uma arte





fernando victor, jornalista da cidade, faz da confecção destas miniaturas seu prazer. com os mais diversos materiais ele compõe até batalhas. estuda a história, o vestuário e recupera a memória do passado. é especialista em segunda guerra mundial. fatos e feitos. mas não foi convidado para mostrar seu trabalho no festival de inverno. coisas de cidade pequena...
festival de inverno

na sexta-feira, dia 11 , começou o festival de inverno de caxambu. termina em 2 de agosto. serão três semanas de quase nada. viria ontem o coral sinfônico da uff. deixaram de trazer porque não conseguiram alojamento para 76 pessoas. indiquei o servio e a sula. disseram que o povo não entenderia de cabaré alemão. o balé da renée foi contatado. ela disse que precisaria linóleo para cobrir a pista de patinação. não virá porque ninguém sabe o que é linóleo.

tem grupo musical jukebox, qaudrilha tubodrilha, bossaminas, conjunto flying, quadrilha quadraferma, arraiá do vai e vem, forró com helder e claudinei e etcéteras, perguntei na secretaria de turismo o porque de tanta tristeza. informaram que a preferência seria dada ao que a cidade produz de arte. melhor não mostrar. a produção está escondida: bumba-meu-boi, folia de reis e pouca coisa mais. melhor não mostrar. a gente fica pensando na pobreza intelectual da cidade. o que não é verdade.

mas que foi gasta uma boa verba isto lá foi... para essas coisas o dinheiro sempre aparece. não é mesmo? mas para asfaltar as ruas esburacadas, melhorar o aspecto do parque das águas, dar emprego a pessoas fazendo obras necessárias para a cidade e não um calçadão que não será concluído usando técnica e pigmentação australiana e que consumiu uma boa grana ...enfim, o governo tem uma visão inútil de onde, como e quanto gastar e o povo uma visão necessária de como poupar por estar sendo espoliado pelo aumento abusivo da cesta básica, eletricidade, água, gás, telefone nem falar... remédios , plano de saúde e serviços afins que são considerados pela constituição como essenciais mas são vendidos como supérfluos.
carpinteiro do som



vicente ribeiro da silva, capinteiro de violinos


seu vicente. enfim o luthier? não, diz ele:”o carpinteiro”. uma casa pequena, escadinha para chegar na varanda. em frente à praça. de dia meninos jogam futebol por ali. de tarde as ruas vazias, portas e janelas fechadas deixando o frio do lado de fora. é aqui. pequena, de tábua corrida no chão. telhado de telhas francesas com forração de madeira. sem laje. antigamente era feito assim o telhado. madeiras macho e fêmea protegendo do frio, da poeira que as telhas deixam vazar e até mesmo de algum respingo de chuva mais forte.

ele está expondo seus violinos no espaço cultural joão batista brito, no centro de Itajubá- mg, até 1 de agosto. primeiro ele estudou a sonoridade das madeiras: jacarandá mineiro, pinho, cedro, abeto, canela sassafrás e sem ninguém ensinar construiu com madeira amarrada por elásticos e barbantes seu primeiro violino para o neto recém nascido em 1992. quem sabe ele não gostaria como o avô de tocar? o primeiro que fez tirou da proporção de um outro que namorava na loja da cidade.

nascido na roça. criado na roça. atrás de galinha, pato, boi, cavalo, ajudando na horta, a tirar o leite. depois foi trabalhar no ibama . e hoje aos 76 anos, reclamando da bursite, está aposentado. já fez um violino de frejó que tem o som mais doce do que o de jacarandá. um de canela sassafrás está sendo usado na ópera de viena, vendido por 450.00 reais. um americano comprou para seu filho que toca lá. mas o derradeiro violino, o de som mais bonito, este ele nunca fez e duvida se ainda o fará. “o som está na minha cabeça, eu o escuto, mas ainda não consegui fazer um que tivesse o som que me acompanha a vida inteira.”

“fiz de abeto. de maple.” o de abeto, o amarelinho , como é conhecido em caxambu onde está, o filho comprou a madeira por 350 reais e ele vendeu pelo mesmo preço. não há quem não gabe o som do amarelinho. “a qualidade do violino – ensina- é ser uníssono. as duas cordas mais graves precisam ter a mesma qualidade de som que a das agudas.”ele já expôs seu trabalho no espaço cultural do banco do brasil, da prefeitura, da caixa econômica de passa quatro além da casa da cultura. também no ibama de são paulo e na casa de minas.

ganhar dinheiro ele nem pensa. deseja é tirar de vez da cabeça o som que ouve desde a infância e colocá-lo num violino. vicente ribeiro da silva sonha com isso. “quando é leve como o pinho e o cedro não afino muito a madeira. ela pode trincar. esse de jacarandá gostei de como ficou o desenho da que os veios fazem nele e procurei tirar proveiro. e até que tem um som bom! no início não apreciei. está guardado tem 10 anos. mas agora está com um som bom. mais fechado do que o da canela sassafrás. acho que foi o tempo que melhorou o som.

o primeiro violino dele é um tranqüilo gianninni que tem mais de 100 anos. foi feito no primeiro endereço da empresa, alameda olga, 34, em são paulo. comprou em passa quatro depois de muitos anos de namoro . é auto didata. nunca teve professor. o arco ele fez de pau brasil e as crinas são de cavalo árabe. o cavalete é feito com uma madeira cheia de reverso, a queixeira de madeira e as cordas são artesanais. para quem vem do rio passa quatro (terras altas da mantiqueira) fica antes de caxambu. para quem sai de caxambu fica no caminho para o rio depois do trevo da boa nata em pouso alto, depois de capivari e de itanhandú. o nome passa quatro vem da ponte antiga que lá existia acima do rio verde. dava para passar só quatro pessoas. hoje é de concreto bem abaulada. depois da tromba d’`aqua que caiu lá tem três anos e inundou todo o sul de minas.

o e-mail do filho: tluiz_f@zaz.com.br.



o professor que me levou aos sons.
origem do windows




diz o marco antonio abiramia que é essa.

quinta-feira, julho 10, 2003

estou sumida.

a conta telefônica está um escracho. a conta do serviço médico idem. a da energia elétrica também e uso placa solar. a da água já chega aos 100 e não sei a razão. a do supermercado é desesperadora. economizo sumindo. mas em duas semanas, no máximo, estarei on line o tempo inteiro. via rádio. até sábado.

porque a demora? é que no interior tudo é feito devagar. apesar do tempo que desesperadamente passa zunindo em velocidade pra lá de supersônica.
verbas estranhas

a prefeitura de caxambu recebeu uma boa verba para recuperação da cidade que está caindo aos pedaços. primeira medida: recuperar a mão de uma das crianças que adornam a ninfa do parque das águas e que chamam de anjinhos.

a obra, uma estátua de tamanho natural de uma ninfa, no meio do lago, recebendo respingos d'água, desnuda, dada da década de 70. uma das crianças que a adornam, eu acredito que por traquinagem, já que ninguém consegue me explicar como, perdeu uma das mãos . ela foi decepada.

já a reconstituiram uma vez. ficou enorme. desproporcional. criança da mão grande. porque restaurar não é brinquedo . é trabalho de ourivesarria. e agora irão recuperá-la novamente. mas não fizeram tomada de preços, licitação, não divulgaram que ocorreria o trabalho. então, uma pintora, uma pintora de quados, irá refazer a mão. o único escultor da cidade candidatou-se mais foi recusado.

e mais uma vez a mão não será realmente reconstituída. eu já a vejo sem nenhuma implicância: ela não será a mão que apedreja mas a mão apedrejada. que pena. enquanto isto os vitrais do balneário, lindos, trabalho vindo da europa no tempo do império, ficam por lá todos quebrados, emendados, vazados. e o teto do próprio balneário, com suas trompe d'oeil, manchado por vazamento de chuva.

será esta a verba do BID que o Lula conseguiu para o Brasil, antes de ser empossado, que nós certamente iremos pagar com juros e correção monetária, distribuída pelo governo federal para estados e municípios e que será consumida sem controle do povo que arca com a responsabilidade do feito e do desviado?
Supermercado não se paga com retórica.*

Longo mas interessante de ler...
É um ponto de vista bem fundamentado, nao resta dúvida.


comadre li enviou. é amiga. pode.

_______________

A metáfora pertence ao campo da literatura e, portanto, não serve para
administrar a vida real."

______________________________________________________

Profa. Dra. Sônia Maria van Dijck Lima
Universidade Federal da Paraíba - professora aposentada

O Governo Federal concedeu aumento de 1% ao funcionalismo público. Só que até hoje nada chegou aos contra-cheques, então o Ilmo. Sr.Luís Fernando Silva - Secretário de Recursos Humanos Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mandou um e-mail para os funcionários públicos justificando o atraso. Tal e-mail foi devidamente respondido pela Profa. Dra. Sônia Maria van Dijck Lima da UFPB autora da bela frase acima. Não deixem de ler o item 3 da resposta dela, pois é deles que políticos sem o menor preparo e sem a menor competência para administração sobrevivem.

o email do Rh do GF:

Caro(a) servidor(a),

Como você já sabe, infelizmente não foi possível incluir na folha de pagamento do mês de maio, para pagamento em junho, os valores referentes ao reajuste salarial de 2003. O governo está fazendo todos os esforços para que o reajuste seja incluído na folha de junho, com pagamento no segundo dia útil de julho - a parcela linear de 1% retroativa a janeiro de 2003, e a vantagem salarial de R$59,87 retroativa a maio de 2003.

O pagamento ainda não foi feito porque limitações constitucionais impedem o uso de Medida Provisória, um caminho mais rápido. O Governo teve de encaminhar ao Congresso Nacional dois Projetos de Lei, ambos com pedido de tramitação em regime de urgência. Esperamos ver os dois Projetos aprovados ainda no mês de junho, já que praticamente todas as lideranças partidárias vêm se comprometendo com o apoio à tramitação acelerada.
Sabemos que esses fatos criaram transtornos para os servidores. Ainda assim queremos pedir a compreensão de todos, uma vez que providências foram adotadas para acelerar o pagamento do reajuste, retroativo às datas propostas em abril.
Lembramos ainda que continuam os trabalhos da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que discute propostas de interesse do servidor. O objetivo do Governo é desenvolver, ao longo de quatro anos, um processo de recuperação salarial e de valorização das carreiras do serviço público. O reajuste de agora foi apenas o primeiro passo possível nesse processo.

Atenciosamente,

LUIS FERNANDO SILVA
Secretário de Recursos Humanos
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


AGORA VEJAM A RESPOSTA

Prof.Dra. Sonia Maria Djick Lima

Ilmo. Sr.
Luís Fernando Silva
Secretário de Recursos Humanos
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Prezado Senhor,

Como não temos qualquer relação pessoal, levei como surpresa o aparecimento de sua mensagem em minha caixa de entrada da internet.
Como não costumo deixar sem resposta as mensagens dos amigos e colegas com os quais me comunico, vou fazer de conta que V. Sa. está entre aqueles que usam meu e-mail particular (pois minha conta de internet não é paga por qualquer instituição), para não deixar sua mensagem sem resposta. Por favor, não me faça lembrar o Big Brother (1984, de O. W), dizendo que, se eu tenho e-mail, o governo pode usar para falar comigo - tenho certeza de que leu a obra literária que menciono.

Bem sei que o governo e o partido do governo não vêem com simpatia aqueles que discordam de suas ações ou criticam suas medidas. Mas, não sou militante do partido do governo e, por isso, não temo punição, a exemplo do que está prometido à corajosa senadora e a seus companheiros de princípios, conforme noticiado pela imprensa.
Acima de tudo, acredito, democraticamente, que quem me diz o que quer concede-me o direito de resposta - principalmente, quando sou vítima de uma promessa enganosa e quando me tratam como "você".

V. Sa. começa com um "infelizmente", referindo-se ao reajuste que não foi pago. Como servidora que esperava um reajuste, sou eu que digo: INFELIZMENTE, o governo nos prometeu qualquer coisa insignificante que passou a chamar de "reajuste" e nem assim conseguiu honrar a promessa.

Começo a temer que essa promessa entre para o rol das outras tantas promessas solenemente pronunciadas nos palanques da campanha eleitoral e tão rapidamente esquecidas, tendo, sempre tão dramática e retoricamente, seu esquecimento explicado através da imprensa, com recurso de metáforas velhas e sem poesia.

De qualquer modo, depois de tantos anos sem reajuste (coisa que V. Sa., muito bem orientado pelo governo e com a ajuda de seus eficientes e gratificados assessores, vai, inutilmente, se apressar em desmentir, misturando dados e informações para dar aparência de verdade a seu desmentido), se essa promessa for também para a vala comum do esquecimento, servindo de companhia às outras, não fará tanta diferença assim no bolso dos servidores, considerando a insignificância do montante, que, ao fim e ao cabo, só servirá mesmo para que o governo, depois, possa argumentar que deu reajuste ao funcionalismo, e para que a opinião pública, desconhecendo a "fortuna" que nos foi prometida e ainda não concedida, acredite na seriedade do governo.

Gostaria de fazer algumas breves observações:

1) Intriga-me o fato de o governo ter divulgado na imprensa a concessão de reajuste salarial ao funcionalismo a ser pago no início de junho, e não ter tido a mesma disposição para divulgar na imprensa que não cumpriu a promessa e que, de resto, o tal reajuste, até a presente data, não passa mesmo de vaga e mera promessa, para gerar notícia favorável ao próprio governo.

2) Preferindo apresentar as explicações via internet, fazendo de conta que está se dirigindo de modo personalizado a cada servidor, que, na falta do pagamento do mísero reajuste, tem, agora, além da promessa presidencial, o consolo de uma mensagem explicativa, e evitando a ampla divulgação na imprensa do não cumprimento do prometido, o governo quer, diante da opinião pública, manter sua credibilidade e, sem que precise mentir, deixa que se pense que é sério e que costuma cumprir os compromissos assumidos e divulgados pela imprensa. Mudam-se os tempos, mudam-se os expedientes: na calada da internet, dá-se uma satisfação aos servidores e deixa-se a opinião pública ignorando que não se cumpre o alardeado e, ainda de quebra, consolida-se a imagem de abastado, de afortunado, de "marajá" (no que se refere a mim, de "marani"), que se tem imposto ao servidor, para que se tenha o que dizer na próxima entrevista, no pronunciamento na próxima inauguração ou em outra situação que sirva para o marketing da imagem de quem se preocupa com os servidores e com a justiça social.

3) Não me venha V. Sa. explicar a situação com alguma daquelas metáforas de mau gosto que falam de "sacrifício", de "esperança", de "remédio amargo" para "curar o doente" ou de outras bobagens tão presentes nos discursos oficiais, porque metáfora pertence ao campo da literatura e, portanto, não serve para administrar a vida real. Também não lance mão daquela outra metáfora horrorosa (de gosto escatológico) que busca na gestação a explicação de não se poder pedir à criança para nascer antes da hora, alegando que o governo tem "5 meses" (de gestação? ou de governo?), que foi recentemente usada pelo Exmo. Sr. Presidente da República, graças à falta de esperteza de sua assessoria, que ainda não soube lhe dizer que essas figuras de linguagem são de péssimo gosto literário e que, como figuras de linguagem, não compõem qualquer tópico sério de programa de gestão da
coisa pública.


4) Principalmente, não me peça compreensão, tal como está escrito em sua mensagem (v. abaixo), pois eu jamais lhe pedi compreensão a ponto de V.Sa. abrir mão da gratificação que recebe como assessor e nem pedi aos que foram para os cargos criados para abrigar os perdedores das últimas eleições que sejam compreensivos e deixem de receber as gratificações que estão recebendo. Além do mais, como cidadã, jamais me foi dado o direito de pedir aos senhores parlamentares que fossem compreensivos e que não aumentassem abusivamente suas vantagens financeiras e salariais, como fizeram no
início da atual legislatura.


5) Ao funcionalismo federal não se pede compreensão. Respeita-se o funcionalismo, concedendo-lhe reajuste digno ou, pelo menos, cumprindo a promessa do mísero reajuste alardeado na imprensa. Se não havia condições legais para conceder o mísero reajuste, não se devia ter feito a promessa e propalar tal promessa por meio da imprensa. Quem governa precisa estar melhor informado das competências legais antes de fazer promessas, para não passar por descumpridor da palavra empenhada através dos jornais e das emissoras de televisão. Não estamos falando de relações religiosas, que implicam vocação para o sacrifício, para a compreensão das dificuldades "neste vale de lágrimas". Estamos falando de relações laicas, numa sociedade para o mercado. Não estamos falando de relações pessoais ou privadas, que permitem apelos sentimentais. Estamos falando de relações
políticas, entre cidadãos e governo, nas quais uns, de um lado, esperam o reajuste prometido, enquanto o outro lado não cumpre a promessa e silencia isso para a imprensa, forjando uma atenção especial e personalizada via internet.
Estamos falando de "como iludir o povo".


6) Sua mensagem explica os trâmites legais para que o reajuste seja concedido, cabendo aos senhores parlamentares a responsabilidade da apreciação da questão. E por que o governo prometeu diante do Brasil inteiro? o governo desconhece os trâmites legais? Custa-me aceitar que votei num governo incompetente ou capaz de nomear assessores incompetentes
e tão bem remunerados. E por que o governo não diz diante da imprensa que não sabia da existência dos procedimentos legais, das disposições constitucionais? Pode até dizer aos jornais que continua cheio das melhores intenções, mas que tudo depende dos senhores parlamentares – a opinião pública é inteligente. O Brasil ficará sabendo que tudo ainda é
promessa e que nada mudou "no reino da Dinamarca".


Tenho certeza de que nada disso vai ser entendido por V. Sa. - se é que vai receber minha resposta. E V. Sa. não vai entender, porque foi nomeado para fazer mensagens pedindo compreensão ao funcionalismo e reforçando uma vaga promessa de um reajuste que nem é grande coisa e do qual ninguém sabe, até hoje, se vai "ver a cor" (mantendo o nível de linguagem dos pronunciamentos do governo).

Em sua próxima mensagem pela internet dirigida aos servidores, fale com cidadãos e porte-se como autoridade política, mesmo que na calada da internet, evitando apelos emocionais e sentimentais, pois compreensão não é moeda no supermercado para aqueles que fazem a polis.

*Supermercado não se paga com retórica.

Não recebi o reajuste e me nego a conceder a compreensão que me pede.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Sônia Maria van Dijck Lima
Universidade Federal da Paraíba - professora aposentada
(ela aqui fornece o e-mail. retirei por questões óbvias).e-mail autorizado para V. Sa. e não para outra autoridade do governo me incomodar.

PS: Considerando sua mensagem como discurso de autoridade política, portanto, não sendo correspondência privada que tenhamos mantido, minha resposta é de cidadã, e, portanto, também não é uma mensagem de caráter pessoal.
Informo que após mandar para V. Sa. darei a mais ampla divulgação que me for possível tanto a seu texto, de caráter oficial, no qual, aliás, não consta qualquer recomendação de reserva, como a meu texto, como uso da palavra enquanto cidadã que acredita viver numa democracia.

domingo, julho 06, 2003

LEI IMORAL TRANSITANDO NO CONGRESSO

Olhem o Absurdo !!!!! A fonte é boa. Vejam quem assinou. Independentemente de orientação política, é preciso estar atento ao que anda acontecendo no Congresso Nacional. Divulgue!!! Mande para pessoas formadoras de opinião.. Chega de sermos otários. A internet está dando resultado. Temos um poderoso meio de comunicação na mão. Vocês viram a Petrobrás baixando os preços dos combustíveis? A internet pressionou muito divulgando para que boicotássemos os Postos BR (Petrobrás). Precisamos mostrar que o povo tem força e luta pelos direitos e uso correto do dinheiro público. Tem certas coisas que só dependem de nós, e este absurdo não podemos deixar.

Atenção:


Um deputado chamado Jutahy Magalhães, do PFL da Bahia, é o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção em nosso país (que parece não ser muita!). O projeto, conforme matéria da Rede Globo, proíbe o Ministério Público de investigar atos de corrupção de Presidente da República, Governadores de Estados, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos. De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no congresso, esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público sem serem importunados. Então, caros internautas, vamos espalhar esse assunto para toda a rede. Vamos pressionar de todas as formas possíveis, para que essa lei absurda e imoral não seja aprovada. Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais etc. etc. O Brasil e o Povo Brasileiro não pode, de forma alguma, aceitar isso: que meia dúzia de parlamentares mal intencionados (o que parece ser o caso do tal Jutahy) legalizem a corrupção e a bandalheira em nosso País. Nós, internautas, já fomos responsáveis por soluções e divulgação de vários casos lamentáveis que envergonham todo e qualquer cidadão de bem. Acredito ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população. Não vamos, de forma alguma, deixar passar em branco este ato vergonhoso, arquitetado por este elemento, digno representante do PFL. Fiquem atentos, e vamos salvar o Brasil de mais esta maracutaia. Divulguem este manifesto para todo o seu catálogo de endereços.

Obrigado,

Franklin Martins (Rádio CBN)

enviada por Renato Thomaz
CARTA ABERTA DO PRESIDENTE LULA

Profa. Dra. Tânia Pellegrini
Universidade Federal de São Carlos
São Paulo

Prezado Presidente:

Esta foi a única maneira que encontrei para tentar amenizar o
sentimento de profunda frustração que se abateu sobre mim, em
vista dos rumos que o governo Lula tem tomado. Depois de lutar durante
mais de vinte anos pelo PT, mesmo não sendo filiada,
depois de acreditar que efetivamente um governo de esquerda, com um
presidente legítimo filho do povo, poderia modificar o país
ou pelo menos apontar nessa direção, vejo que alimentei esperanças
vãs.

É com profunda perplexidade que assisto ao
continuísmo da política econômica, a um discurso eivado de
meias-verdades, a um endosso de praticas detestáveis antes
perpetradas por partidos de direita, a um favorecimento acintoso do
capital financeiro, a um desprezo pelo empresariado nacional
e a um desrespeito insuportável pelo funcionalismo público. Este mais
uma vez, vai entrar como "moeda de troca" em favor de uma
hipotética distribuição de renda futura aos desvalidos da nação.

Sou professora universitária e toda minha vida trabalhei pelo ensino
público e no ensino público. Assisti com horror, ao longo de 33 anos,
ao desmonte, primeiro do ensino de primeiro grau, depois ao do
segundo grau e agora antevejo com agonia o mesmo fim para o ensino
de terceiro grau. Não preciso dizer nada sobre a destruição que a
reforma da Previdência fará na universidade pública.

Isso tem sido por demais veiculado pela imprensa, sob todos os matizes ideológicos. A
continuar o "rolo compressor' (termo antes usado pelo PT para denominar
práticas da direita) que se criou para a aprovação a toque de caixa
da reforma da Previdência, nada mais haverá em que acreditar.

O governo do PT vai fazer pela educação pública universitária, por meio da
reforma da Previdência, aquilo que o governo FHC não conseguiu fazer porque
resistimos bravamente, durante oito longos anos. Não me sinto mais com
forças para , por trás da barricadas, ainda dizer: "No passarán!".

Vocês já passaram, infelizmente com o auxílio do meu voto, da minha
confiança e da minha esperança. Só me restam hoje o desencanto,
a desesperança e o medo de ser para sempre infeliz, sobretudo porque,
politicamente, eu e milhares de outros na minha situação sentimo-nos

órfãos de uma utopia que nunca mais renascerá.

Envie sua pergunta ao presidente Lula





Lula completou seis meses de governo no último dia 1º deste mês
de julho do ano da graça (prefiro dizer da desgraça) de 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conceder uma entrevista especial
à BBC Brasil durante visita oficial a Londres, e você terá a chance de enviar
a sua pergunta.

Lula chega à capital britânica no próximo dia 13 e deve permanecer na cidade até o dia seguinte.

Na entrevista, o presidente vai responder às perguntas enviadas pelos internautas à BBC Brasil. O que você gostaria de perguntar a Lula, depois dos primeiros seis meses de seu governo?

Para participar, basta preencher o formulário na página da BBC Brasil
e deixar a sua pergunta.

Clique aqui para enviar a sua pergunta ao presidente Lula

As questões recebidas serão selecionadas pela equipe de jornalistas da BBC Brasil, que vai levar as dúvidas dos internautas ao presidente.

da BBC

perguntamos: por que a imprensa está caíndo em cima do MST? resposta:


MST Informa

João Pedro StédileDireção Nacional do MST

Estimados companheiros e companheiras,O MST Informa tem sido enviado a cada 15 dias por correio eletrônico para você como uma forma de manter você atualizado sobre a conjuntura agrária de nosso país e sobre alguns fatos que consideramos importante compartilhar. Assim como você, outros 26 mil companheiros(as) e amigas(os) do MST recebem esse boletim.

Hoje queremos enviar essa carta especial para que você conheça o documento que a direção nacional do MST entregou à Presidência da República. São algumas reflexões no intuito de contribuir com o Governo Federal para a elaboração urgente de um Plano Nacional de Reforma Agrária, como determina a lei.

O Presidente da República construiu sua trajetória política defendendo a Reforma Agrária. Tem amizade e aliança historica com o MST. Nos recebeu com amizade e generosidade, como é de praxe dos estadistas. Mas também como presidente, eleito pelo MST e pelo povo mais pobre de nosso país. E como parte de nossa aliança historica, vestiu mais uma vez o nosso boné. Deve estar cansado de usar nosso boné, pois vem usando desde 1985.

Por outro lado, o MST, ao longo de seus vinte anos de existência, ja foi recebido desde 1984, pelo presidente eleito Tancredo Neves, pelo presidente empossado, José Sarney, por Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, todos em várias oportunidades. Só não fomos recebidos, e nem quisemos, pelo presidente expulso legalmente Fernando Collor.

Então qual o motivo para tanta ojeriza da imprensa burguesa, da direita parlamentar e dos fazendeiros?Eles perderam as eleições, mas achavam que era de brincaderinha, que iam seguir fazendo o que quisessem para manter seus privilégios, como em outras áreas econômicas estão conseguindo. E agora, estão percebedo que de fato a Reforma Agrária não só é um compromisso histórico, mas será uma prioridade do Governo Federal.Agora, a Reforma Agrária tem o apoio da sociedade, das igrejas, dos trabalhadores rurais sem terra, através de todas as suas entidades, alguns governos estaduais e do Governo Federal.

Do lado do latifúndio, ficaram apenas alguns deputados e governadores conservadores, que também são latifundiários. Preocupados com isso, os latifundiários apelaram para três armas clássicas:a) Aumentar sua influência junto ao judiciário local, na qual os vinculos com o poder econômico e latifúndio são históricos.b)A manipulação, através de sua imprensa, tentando criminalizar o MST e colocar o governo federal contra a parede. Os latifundiários conseguiram até mesmo sensibilizar o Senado, que em apenas 12 horas convocou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as causas das ocupações de terra, deixando de lado pedidos de CPI da corrupção, das privatizaões, do SIVAM, das teles, do Banestado, que seguem engavetadas.c) A organização de milícias e grupos armados fora da lei e fazendo todo tipo de provocações e atos de violência.

Criaram, inclusive, o Primeiro Comando Rural, utilizando-se dos mesmos artifícios do crime organizado. Mostram publicamente seus AR-15 na televisão. É o terrorismo que os latifundiários sempre usaram.Essa é a situação. Mas temos certeza que a sociedade brasileira tem consciência da necessidade da Reforma Agrária. E que ela cumprirá um papel fundamental nesse momento de crise do modelo econômico, para a transição para um novo modelo econômico, para um novo modelo agrícola e para a geração de empregos e solução da fome e da pobreza no meio rural.

Nosso pedido

Contando com a solidariedade e a consciência de todos, pedimos que enviem cartas de apoio à iniciativa do MST, para o presidente do senado, José Sarney, no endereço jose.sarney@senador.gov.br e ao Presidente da República, pr@planalto.gov.br

PROPOSTAS PARA REFORMA AGRÁRIA do MST",

documento entregue ao presidente Lula.


I - TERRA:

1- Agilizar a elaboração e implantação de um Plano Nacional de Reforma Agrária, que contemple o assentamento de 1 milhão de famílias de trabalhadores rurais sem terra no período de 2003 a 2006;
2- Garantir o imediato assentamento das 120 mil famílias que estão acampadas em todo território nacional;
3- Fortalecer o INCRA como organismo de reforma agrária, com recursos financeiros e humanos;
4- Preservar o Imposto Territorial Rural (ITR) como um imposto complementar da reforma agrária, vinculado à Receita Federal;
5- Determinar a desapropriação das fazendas que não cumprem a função social, que tenham trabalho escravo, ligadas ao contrabando, com plantações de psicotrópicos, que não cumprem as leis trabalhistas, que promovem agressões ao meio ambiente e as terras públicas griladas. Determinar que os bancos estatais e o INSS coloquem imediatamente à disposição da reforma agrária todas as áreas hipotecadas aos cofres públicos.

II – ASSENTAMENTOS:

1- Criar um programa de crédito especial para reforma agrária, nos moldes do PROCERA, desburocratizado, que estimule a cooperação, a agroindústria, a agroecologia e dê condições para estruturar o desenvolvimento econômico e social das famílias assentadas;
2-Desenvolver um programa de assistência técnica com equipes multidisciplinares e que tenha como referência um técnico para cada 100 famílias, sob a organização dos assentados;
3-Implantar um programa de agroindústria cooperativada em assentamentos da reforma agrária - vide proposta anexo;
4-Estimular a implantação de um novo modelo tecnológico, baseado na agricultura orgânica, na multiplicação das sementes pelos agricultores e produção de seus insumos;
5-Garantir condições para a implantação de infra-estrutura básica em todos os assentamentos, como: estradas, energia elétrica, habitação, saneamento básico, atendimento à saúde, cultura e lazer.

III – EDUCAÇÃO:

1-Associar a reforma agrária a um programa massivo de educação no campo;
2-Intensificar a campanha pela erradicação do analfabetismo nas áreas de assentamentos, sendo necessário alocar mais recursos financeiros no MEC para essa finalidade;
3-Promover um programa de capacitação profissional envolvendo 20 mil jovens e adultos das áreas de assentamentos e acampamentos;
4-Fortalecer o Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária ( PRONERA) e destinar ainda em 2003 R$ 30 milhões para essa finalidade.

IV – DIREITOS HUMANOS E COMBATE À IMPUNIDADE:

1-Aprovar Projeto de Emenda Constitucional que transfere para a esfera Federal a competência para investigar e processar os crimes contra os direitos humanos;
2-Determinar a abertura de inquérito pela Polícia Federal contra os fazendeiros que utilizam milícias armadas, incitam a violência e o crime, e mantêm vinculação com o narcotráfico e contrabando de armas.

V – PREOCUPAÇÕES GERAIS:

1-Manifestamos nossa posição contrária à liberação do plantio e comercialização dos produtos transgênicos;
2-Manifestamos nossa posição contrária à implementação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e defendemos a integração soberana entre todos os países Latino-americanos e Caribenhos;
3-Defendemos um novo modelo agrícola voltado para a geração de emprego, produção de alimentos para o mercado interno, soberania alimentar, e a valorização da vida no campo;

Brasília, 02 de julho de 2003

enviado pelo jornalista Renato Thomaz da Silva

sábado, julho 05, 2003

de sonhos. uma fuga. a carrapatos

a temperatura já está em 1 grau positivo. acompanhada do aquecedor elétrico continuo bravamente a desafiar a geada. só para contar da produção de sonhos cá em casa. thiago, meu filho, sonhou com um tubarão grávido de três filhotes e um dos maiores devorava os demais. ele contou que era un nojo de sangue e líquido amioniótico espalhado pelo ventre do tubarão.

eu sonhei que um ex-marido estava em órbita da terra e precisa de ajuda. um outro amigo resolveu ajudar. ao sair de casa lembrei que estávamos sem capacete e jaqueta protetora para uma viagem espacial de resgate. ele pegou os dois capacetes mas os esqueceu sobre o sofá. saímos de jaqueta e pegamos um helicóptero que nos levou até a nasa.

parecia um saguão de aeroporto internacional. numa das cadeiras estava sentada sofia loren com um traje branco, leve , macio, caíndo sobre o corpo. parecia algo como linho e flanela. cantava. nada mais nada menos que uma música da rita mitzouko acompanhada pelos que estavam na sala de espera.

eu morria de medo. então fomos vestidos eu e meu amigo que não identifiquei com trajes espaciais apropriados e nos dirigimos para o veículo que nos colocaria em órbita. aí acordei. afinal não entrei em órbita e não consegui trazer para a terra quem lá estava.

porque conto isto? porque isto não parecia um sonho e sim uma traquinagem minha e do sérvio. e tenho mais a te dizer amigo: os carrapatos herdarão a terra. não serão as baratas não. sabe por que? eles sobrevivem sem alimentação durante dois anos. e continuam procriando. mesmo morrendo de fome.

aí os cavalos chegam aos pastos. carrapato adora cavalo. não gosta tanto de boi e vaca. dizem que é por causa da urina do cavalo. aí chupam sangue de montão. se abastecem para mais dois anos. e seus filhotes fazem a mesma coisa. e prociram. e os filhotes dos filhotes fazem a mesma coisa e procriam. por mais que os animais sejam banhados ficam sempre cobertos de carrapatos. de março até novembro, mês em que caem as águas. aí eles se enterram e abastecidos de sangue sobrevivem até o próximo março.

ao passar perto das fazenda, soprando algum vento, você está carregada de carrapato. pode ter certeza. pólvora, estrela, eles se grudam, gudunham, entranham seus ferrões na sua pele e sugam seu sangue até ficarem gordos, parecendo que irão explodir. você se coça, se amofina, tem alergia, empipoca o corpo todo até descobrir que tem um carrapato grudado em você. aí é morrer de nojo e arrancar com ferrão e tudo o bandido que te consome. e desinfetar-se dos pés à cabeça crendo-ser a escória do mundo.

ah! humilhação. ah! ser inferior que permite ser pasto de carrapatos. basta um vento, um ventinho de nada e os porva e os estrela tomam conta de você. de mansinho você sai infestada da cena. e jura não voltar mais à fazenda. mas volta. pode ter certeza que volta. para ficar coberta de carrapato. chingar. coçar-se e ficar empipocada de alergia. ah! sina.
um dia. vummmmmmmm


um dia em soledade de minas. aqui perto. 10 minutos. existem duas ruas : a que sobe e a que desce. ou vice-versa. o cachorro dormia dentro do armazém entre panelas e grãos. ao sol que se infiltrava pelas portas abertas. senhoras distintas conversando nas varandas. um caramanchão de primaveras vermelhas. as ruas sonolentas e vazias. um quintal com parreira de uva tostada pela geada.

está geando todos os dias. às oito horas faz menos três, dois, e, ante-ontem menos quatro graus. impossível sair da cama antes das 10. inviável chegar ao computador pois para isto teria de sair de frente da lareira. pressão sobe. toma remédio: desce demais. descompasso. coisas da idade. de carcassa vencida. de máquina que não aguenta mais upgrade.

em soledade existe um luthier ( pessoa que fabrica artesanalmente instrumentos musicais de corda mais antigos do que a guitarra. creio que a palavra veio do francês luth que significa alaúde). depois da estação de trem. depois da ponte de concreto. antes de chegar à rua de terra. dobra à direita, depois à esquerda, quando encontrar uma casa azul segue sempre em frente. na terceira rua sem saída, bem na esquina, fica a casa dele. ah! mas que pena, ele só faz guitarras...

no armazém onde dorme o cachorro tem torresmo fresquinho. o perfume faz borbulhas no estomago. dois homens conversando na mesa ao lado. a mimosa pariu. falei pro patrão que era nessa lua. ele que nada. avisei que ia dar trabalho. e deu. ele que nada. morreu. fiquei com dó. tamo criando o bezerro na mamadeira. uma lindeza! mas sem mãe né? ele segue a gente e pensa que eu sou o pai.

crunch crunch o dente triturando o torresmo e por cima segue o garaná da mantiqueira. soledade se mistura com caxambu, baependi e são lourenço. são vagos os limites. difusas as fronteiras. uma loja de pano. outra de palha. uma padaria e quatro farmácias. na entrada o posto de gasolina. o tempo estacionou em frente às casas de moradia e está ali estancado para sempre. se houvesse um alecrim florido naquela casa de quina, meio que pra dentro do terreno, toda branquinha, juro que veria minha avó sentada embaixo dos cachos de flores brancas. perfumando.

e o violino quem faz? só no bar do ponto com vitor gouveia . e a viola da gamba? também. bar do ponto em são lourenço. às duas da tarde, todos os dias, os músicos se encontram . mas hoje, justo hoje não veio o vitor gouveia. tem o marcelinho no violão, o rodrigo na guitarra e o jõao mario no cavaquinho. ah! o jim da disco-briu tem um gianinnni dos bão. veio da china. na loja de disco? é. o jim!

será o violino vermelho? o que foi pintado com sangue antes de ser envernizado? ainda não tinha reparado. mas o parque das águas de são lourenço mudou de nome. fiquei parada olhando. acabou a água das fontes. e o nome mudou: é parque do terceiro milênio, da qualidade de vida, um nome estranho assim. ainda ontem eu abusava de beber da água magnesiana...
ainda ontem. ainda ontem era segunda-feira. e rapidinho pulou para o sábado. rapidinho.

o tempo está voando! tem razão eliane stoducto, querida li ainda ontem era dia 29 de junho. hoje já é 5 de julho. está tudo bem. mas a semana voou. e nem tive tempo para me dar conta. uma correria. além dos altos e baixos da pressão e do frio intenso. veja só : só neste momento encontro tempo para chegar até aqui. e já estou indo para o calor do fogo.

lá em soledade o tempo estancou. fora de lá é uma hemorragia só. e ele se esvai até por fora das veias. e pra onde vai não sei. foi o que aconteceu nesta semana li. a correria da vida. no mais gostei de tudo o que você fez no template, as mudanças, o tamanho da letra, e o novo sistema de comentário. entendi a burrice que eu fiz escrevendo aquela frase toda inteira. agora colocarei um ponto e vírgula que é alguma coisa como um soluço. é você me ensinar e eu vou.

muitas saudades. como pode? saudades de quem pessoalmente não conheço mas que me é tão íntima e parece tão antiga de convivência! fico por aqui. se eu pudesse ter outro filho te chamaria para ser madrinha só para dizer comadre. boa noite comadre li... você é a mãe deste template e madrinha do que posto aqui. descobri. bons sonhos comadre li. até amanhã. vou deitar com as galinhas.

eu amo o rio niterói e caxambu também

porque é lindo e real capturei as imagens no
http://www.levantario.blogger.com.br/



foto de Glória Horta)



Foto de Ivanildo Carmo dos Santos)