segunda-feira, outubro 24, 2011


ANPOCS DISCUTIRÁ ESTE ANO TAMBÉM DIREITOS LGTB

O 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais que inicia hoje em Caxambu, cidade do sul de Minas Gerais, terá encontro com a autora Alba Zaluar , da Universidade Estadual do Rio de Janeiro , amanhã, dia 25 às 18 horas na sala 07 do Hotel Gloria, onde funciona a secretaria do evento.

Também amanhã, na sala 14 do Hotel Palace, às 9 horas, no simpósio Desenvolvimento, Reconhecimento de Direitos e Conflitos territoriais, estarão presentes Sheila Juruna e Antonia Melo do Movimento Xingu Vivo. Neste simpósio serão abordadas as questões dos quilombolas, dos indígenas e de Belo Monte, cuja polêmica construção da usina hidrelétrica, na Bacia do Rio Xingu, já dura há mais de 20 anos e hoje é considerada pelo Governo Federal como a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Vista aérea de onde está prevista a construção da Usina de Belo Monte (foto Google)

Amanhã , às 9 horas, na sala 04 do Hotel Glória haverá a primeira conferência; Chistina Toren, da Sant Andrews University, apresentará resumo de seu trabalho sobre "Towards a unified model of human being: confronting issues in anthropology and psychology".

A novidade deste ano na ANPOCS é que, pela primeira vez, ela amplia sua interlocução com o Brasil ao convidar representantes dos movimentos de trabalhadores sexuais, lideranças indígenas, quilombolas e transexuais para debates com estudiosos. O Fórum Tráfico de Pessoas, Novas Flexões no debate , no dia 27, quinta feira, no Centro de Convenções de Caxambu, será aberto pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, às 9 horas. A segunda sessão que trata do mesmo tema será às 13:30, coordenada pela Senadora Márcia Anita Sprandel.

O 35º Encontro Anual da ANPOCS, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, que termina no dia 28 deste mês de outubro, em Caxambu, tratará também sobre a Primavera Árabe, Tráfico de Pessoas, Análise de Conjuntura, Desafios de Combate à Miséria Extrema, Novos Alinhamentos Globais, Brics- acrônimo usado para definir à mercados emergentes como o Brasil, Rússia , Índia e China-, Haiti, Mercosul e direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis- LGBT.

Nenhum comentário: